As Plantas

NEEM -A Árvore da vida

O Nim (neem – Azadirachta indica) é um dos principais componentes da medicina é Ayurveda, sendo usado no tratamento e na prevenção de doenças, como a hipertensão e ainda diabetes.
A planta também é indicada no controle de colesterol, reumatismo, e enxaqueca. O Nim (neem – Azadirachta indica) ajuda ainda no combate a insônia, e é usado na medicina estética para o tratamento de acne e celulites.

ALOE VERA (Babosa)
Aloe barbadensis
RECEITA DE BABOSA CONTRA O CÂNCER
A babosa, também conhecida como aloe, é rica em nutrientes, como lignina, saponinas, minerais, cálcio, potássio, magnésio, zinco, sódio, cromo, cobre, cloro, ferro, manganês, betacaroteno (pró-vitamina A), vitaminas B6 (piridoxina), B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3, E (alfa tocoferol), C (ácido ascórbico), ácido fólico e colina.
Essa riqueza de nutrientes é que confere à babosa um enorme poder de cura, sobretudo em doenças imunológicas, como câncer. Além disso, ela cura e previne quase todas as doenças, pois renova todo o sistema imunológico.
Também é indicada para diabéticos, uma vez que equilibra a glicose e pode até curar tal doença.
A babosa também é indicada para os doentes de aids, pois fortalece o organismo.

RECEITA DE FREI ROMANO ZAGO
Esta receita contra o câncer foi divulgada por Frei Romano Zago.
Para fazê-la, o melhor tipo de babosa é a Aloe arborescens, que é mais fina e contém pouco gel, tendo em vista que mais de 90% das propriedades medicinais da babosa estão na casca.
Aloe arborescens
Você também pode usar a Aloe barbadensis, mas retire 80% do gel antes do preparo.
Antes de colher a babosa, observe o seguinte:
O pé da babosa deve estar plantado de 3 a 5 anos no mesmo local, pois nessa condição ela estará bem forte, com seus princípios ativos em melhores condições para a cura sobretudo do câncer.
Colha a babosa quando não estiver chovendo no mínimo há três dias, pois a terra muito úmida e o contato da babosa com a água fazem com que ela estrague mais rápido. Se isso não for possível, faça a receita e conserve-a na geladeira.
Colha a babosa preferencialmente à noite, ou pela manhã bem cedo, antes de o sol nascer, pois ela não deve entrar em contato direto com a luz do sol nem com luzes artificiais.
Ao manipular a babosa, passe apenas um pano úmido para limpá-la e retire os espinhos com o auxílio de uma faca. Não acenda a luz do local onde for prepará-la. Acenda a luz de um cômodo próximo ou use vela.
No período em que a babosa estiver florescendo, não a utilize, pois ela estará com seus princípios ativos alterados, uma vez que precisa alimentar as flores.
Como fazer
400 g de babosa
500 g de mel de abelha puro
Uma dose de bebida destilada (conhaque, aguardente, uísque)
Coloque todos os ingredientes no liquidificador e processe bem por cinco minutos. Não precisa coar. Coloque em uma garrafa escura e guarde na geladeira.

Dosagem
Antes de tomar, agite bem a garrafa.
Tome duas colheres de sopa em jejum, assim que acordar pela manhã; duas colheres de sopa 10 minutos antes do almoço e duas colheres de sopa antes do jantar ou antes de dormir.
OBSERVAÇÕES
Pode aparecer abscessos ou espinhas no corpo, pois a babosa purifica o sangue.
É normal ocorrer uma pequena disenteria, pois a babosa regula as funções intestinais. Isso não faz mal. Nesse caso, basta comer banana-prata.
Quem sofre de câncer pode repetir esta receita quantas vezes achar necessário ou até que a doença desapareça.
Quem não sofre de câncer deve dar uma pausa de trinta dias entre uma receita e outra.
Se o mel for puro, não fará mal aos diabéticos. Mas, se tiver receio, retire-o da receita. Tome pura e em seguida beba suco de fruta para retirar o gosto amargo da babosa.
A bebida destilada é importante para a conservação da receita, mas pode ser retirada ou substituída por álcool de cereais
________________________________________
ALHO

O alho neutraliza o poder das pessoas que, conscientemente ou não, sugam nossa energia vital. Para conseguir essa proteção, você deve levar um dente de alho no bolso ou na bolsa. E, se quer descobrir se está sendo vítima de um desses vampiros de energia coloque três dentes de alho num copo com água. Se algum deles boiar, a resposta é positiva. Então, mais do que nunca, você deve recorrer ao alho para afastar as forças negativas.

Ácido Úrico, Bexiga, Cálculos Renais, Tosses (Tomar quente), Hipertensão arterial, Insônia (tomar morno), Varizes, Tifo, Cólera (pequenas quantidades por causa de náuseas), Diabete Mélito, Difteria, Depurativo de sangue, Sífilis, Reumatismo, Picadas de Animais Venenos (comer bastante alho), Malária, Hidropisia, ? Comer em saladas e tomar a água de alho 3 a 4 vezes ao dia. Macerar e coloca-lo na água durante 6 horas e coar.

Anti-séptico ? Comer juntamente com saladas cruas

Aterosclerose ? Indicado óleo de alho (vendido em cápsulas)

Asma, Catarro, Pneumonia, Resfriado, Gripe, Tuberculose, Doenças de Fígado ? Suco de alho com limão e própolis. Bater três dentes grandes de alho, ½ xícara de suco de limão e 20 gotas de própolis. Dividir 4 doses e tomar ao longo do dia uma dose por vez.

Flatulência ? Tomar água de alho de 3 em 3 horas

Dores de ouvido ? Aplicar no ouvido algodão embebido de azeite frito com alho, quente.

Calos, Sarna, Impigem, Manchas na pele, Ulceras externa, Verrugas ? Lavar o local com o suco de alho.

Constipação Intestinal, Prisão de ventre ? Amassar o alho com azeite de oliva e tomar em jejum uma colher de sopa.

Verminoses, Solitária ? Ferver durante alguns minutos 6 dentes de alho amassados, em 250ml de leite. Coar e tomar 3 doses ao longo do dia.

Benefícios para o organismo.

A receita abaixo, o extrato de alho, limpa o organismo das gorduras e libera os cálculos depositados.

Aumenta consideravelmente o sistema imunológico, protegendo de gripes, resfriados e doenças virais. Expulsa os parasitas intestinais. Combate o acido úrico, doenças reumáticas. Melhora o metabolismo e, em conseqüência, todos os vasos sanguíneos tornam-se mais elásticos.

Diminui o peso do corpo, levando ao peso ideal. Faz derreter os trombos, cura o diafragma miocárdio doente, a arteriosclerose, a isquemia, a sinusite, a hipertensão e as
doenças broncos pulmonares. Faz desaparecer completamente dor de cabeça, cura a trombose do cérebro, as artrites, as artroses e reumatismos. Cura gastrite, as úlceras do estomago e as hemorróidas. Absorve todos os tipos de tumores internos e externos. Cura a impotência e reforça a sexualidade. Todo o organismo se renova completamente.

Essa é uma receita simples e barata que ajuda a aumentar o sistema imunológico, contra gripes e resfriados.

Em um pote de vidro se descasca e corta 300gr de alho, adicionar 300ml de álcool de cereais ou cachaça. Deixar macerar por 10 dias em um local escuro. Após os 10 dias filtrar em um coador de café. Após essa etapa o preparo esta pronto para ser usado. O preparo deve ser ingerido em gotas com 2 ou 3 colheres de água antes das refeições, como segue abaixo.

 

DIA CAFÉ ALMOÇO JANTAR
01 01 gota 02 gotas 03 gotas
02 04 gotas 05 gotas 06 gotas
03 07 gotas 08 gotas 09 gotas
04 10 gotas 11 gotas 12 gotas
05 13 gotas 14 gotas 15 gotas
06 15 gotas 14 gotas 13 gotas
07 12 gotas 11 gotas 10 gotas
08 09 gotas 08 gotas 07 gotas
09 06 gotas 05 gotas 04 gotas
10 03 gotas 02 gotas 01 gotas
11 25 gotas 25 gotas 25 gotas
12 25 gotas 25 gotas 25 gotas

Continuar

Continuar tomando 25 gotas 3 vezes ao dia até terminar o preparo. Não esquecer de agitar o frasco antes de tomar.

Este tratamento pode ser repetido a cada 5 anos
________________________________________

AVELÓS

O avelós, planta muito comum no Nordeste do Brasil, tem propriedades anticarcinogênicas, antiasmáticas, antiespasmódicas, antibióticas, antibacterianas, antiviróticas, fungicidas e expectorantes. Também é purgativo e anti-sifilítico.

A parte usada da planta é o látex, que quando puro irrita a pele e os olhos (por isso deve-se manter o avelós longe de crianças e animais), mas dissolvido em água o látex é indicado para tratamento de tumores cancerosos e pré-cancerosos.

O látex puro é perigoso para os olhos, podendo até cegar, e também pode provocar hemorragia.
Tratamento Contra o Câncer
Tomando gotas de seu látex (substancia com aparência de leite animal) obtido do modo lascar seus galhos. Não se sirva dele in natura em modo puro. Pois; sendo uma substancia alcalina pode promover queimaduras internas serias. Informação que não deve desanimar você de servir-se dele haja vista que quimioterapias, também são alcalinas e salvam nossas vidas se bem ministradas! A sugestão é que tome sempre diluído em um copo tipo de chope ou americano, com leite animal ou de soja, ou suco de frutas, ou verduras, ou legumes. Também pode ser tomado com água adoçada com mel, açúcar ou seu adoçante, é agradável adicionado em caldos salgados ou qualquer alimento pronto. Preferindo, prepare dosagem diária, coloque na geladeira e vá tomando as doses.

* 1ª semana: Tomar 02 gotas, antes do café da manhã, 02 gotas, antes do almoço e 02 gotas, antes do jantar.
* 2ª semana: Tomar 03 gotas, antes do café da manhã, 03 gotas, antes do almoço e 03 gotas, antes do jantar.
* 3ª semana: Tomar 04 gotas, antes do café da manhã, 04 gotas, antes do almoço e 04 gotas, antes do jantar.
* 4ª semana: Tomar 05 gotas, antes do café da manhã, 05 gotas, antes do almoço e 05 gotas, antes do jantar.
O que vai acontecer dentro de você durante esses próximos meses?
A Planta Avelós vai iniciar um processo de auto ajuda em seu organismo, destruindo parte das células más da doença, o que não te libera do uso das alopatias, pois elas agora agregadas á substancias do Avelós vão agredir também muitas ou quase todas células más da doença. Sentindo-se bem; prossiga na dosagem indicada na 4ª semana até terminar alcançando a Vitória.
Onde adquirir o Avelós:

– Na farmácia de manipulação Homeopática ou Fitoterápica de sua confiança.
– No site www.avelos.com.br
________________________________________

BERINGELA
Sonalum melogena. Este é o nome científico da Beringela.
Originária da Índia, foi trazida para a Europa pelos árabes, através da Península Ibérica.
Da mesma família que o tomate, a sua versatilidade faz com que integre grande parte da culinária internacional, e bastante usada na cozinha vegetariana.
A beringela de qualidade deve ter o pedúnculo verde e rijo, o fruto escuro, sem manchas e macio, de pele fina, e brilhante esementes claras.
Pode ser assada, cozida, grelhada, recheada, refogada e frita.No entanto, devido à textura esponjosa, absorve muito óleo eaumenta em 4 vezes a quantidade de calorias da refeição.
Reduza o colesterol
Para além de um ótimo ingrediente para as refeições diárias, a beringela é há muito tempo usada para reduzir os níveis de colesterol no sangue.
Ingredientes:
– 1 Jarro de vidro de 1,5 litros
– 1 Beringela
– 1 litro de água potável
Preparação:
– Encha o jarro com o litro de água,
– Lave bem e corte a beringela em bocados
– Coloque os pedaços de beringela no jarro com água
– Deixe repousar durante a noite
– Há quem adicione sumo de limão, porque diz o povo que ajuda a perder peso.
Depois de deixar repousar durante uma noite, escorra a água para um outro jarro ou garrafa (sempre de vidro) e beba o líquido durante o dia.
Deve repetir este processo durante 3 dias e repousar outros 3.
Deve fazer isto por um período de 3 semanas.
Receita para emagrecer
– Cortar uma Beringela grande em fatias finas (com casca) e colocar de molho em 1 litro de água.
– Colocar na geladeira de um dia para o outro,
– No dia seguinte remova as rodelas de beringela e acrescente o suco de 2 limões e beba essa água ao longo do dia.
– Cuidado, essa receita usada por mais de 15 dias causa emagrecimento acelerado, não ultrapasse 60 dias contínuos.
________________________________________
Dica de Saúde – Vera Denise Nascimento
Terapeuta Naturopata Radiestesista
CLOROFILA – O Milagre Verde da Natureza
A Clorofila é o pigmento verde das plantas, é através dela que as plantas realizam a fotossíntese, processo de transformar o gás carbônico em oxigênio, ou seja, é por meio da clorofila que as plantas transformam a energia do sol em alimento. Ela tem quase todos os componentes do sangue. O Dr. Richard Willstatter, um químico alemão, descobriu as semelhanças existente entre a molécula de clorofila e a de hemoglobina, substância vermelha do sangue, responsável pelo transporte do oxigênio para as células. Mais oxigênio e nutrientes para o sangue é sinônimo de mais disposição e vitalidade para o corpo. A hemoglobina é composta por um átomo de carbono, um de hidrogênio, um de oxigênio e um de nitrogênio, agrupados num átomo simples de ferro. A clorofila possui os mesmos elementos, sendo que o átomo em torno do qual se agrupa é o de magnésio.
Assim como as algas possuem a maior quantidade de traços minerais do mar, a clorofila possui a maior quantidade de traços minerais da terra. Uma das melhores maneiras de aumentar o sangue vermelho no corpo é usar a clorofila como sucos vegetais. Ela constitui uma grande riqueza nutricional na prevenção e terapêutica da anemia. A clorofila está presente na maioria dos vegetais atingidos pelos raios solares. Assim como a luz solar controla o cálcio orgânico, as verduras também controlam o cálcio do corpo. Nenhum elemento tem acesso mais rápido à corrente sangüínea do que a clorofila. Ela é, pois, um fator nutricional importante e um dos maiores curadores da Natureza. A clorofila que vai para o corpo, no entanto, leva uma quantidade generosa de vitaminas – A, complexo B, C, E e K –, aminoácidos, minerais e enzimas. A oferta de vitamina K no suco de clorofila ajuda no processo de coagulação do sangue. Daí a função cicatrizante e reguladora do fluxo menstrual da bebida verde. Algas, plantas marinhas e vegetais verdes são as principais fontes de clorofila e ainda oferecem vitaminas A, C, B 12 , B6, K e ácido fólico. Na lista dos componentes importantes para a saúde e presentes na clorofila estão as vitaminas A, B e E, todos os minerais, 17 tipos de aminoácidos e sete enzimas antioxidantes.
Indicado para atletas, desportistas, crianças, adultos, idosos, mulheres grávidas e mães em processo de amamentação.
Incluir porções variadas de vegetais vivos e vitalizantes nos hábitos alimentares é uma de nossas grandes necessidades, tendo em vista o fato de que os alimentos industrializados produzem excesso de acidez orgânica e que a clorofila é um auxílio no processo de sua eliminação.
CUIDADOS: Beber muito suco de clorofila concentrado, querendo jogar toda a sujeira fora de uma vez pode provocar diarréias e vômitos. Comece lentamente! Existem contra-indicações, mas apenas quanto ao excesso. Pessoas que sofrem de insuficiência renal, por exemplo, não devem abusar, sob risco de comprometer ainda mais o processo de filtração.
Principais Benefícios da Clorofila
Para o Aparelho Digestório:

– Fortalece o Aparelho Digestório
– Estimula a limpeza dos intestinos, ação depurativa e desintoxicante
– Promove a limpeza putrefativa, isto é, retira as impurezas que estão coladas às paredes dos intestinos ou dentro dos divervetículos
– Desintoxica o fígado
– Melhora a digestão
– Combate a fermentação intestinal
– Previne e recupera o organismo nos distúrbios hepáticos
– Fluidifica a bile
– Reduz a acidez intestinal
– Reduz as toxinas ingeridas
Para o sangue:
– Fortalece o Sistema Circulatório e o Músculo Cardíaco
– Aumenta a contagem sanguínea
– Estimula e aumenta a produção de hemoglobina (Tratamento da anemia)
– Trata e Previne anemia, inclusive durante a gestação e amamentação
– Aumenta a taxa de ferro no leite materno
– Contribui para o aumento e a absorção de oxigênio e de ferro no sangue
– Ativa a produção de glóbulos brancos (defesa contra infecções)
– Purifica o sangue de impurezas, carreando as toxinas para fora da circulação
– Fluidifica o sangue, ou seja, deixa-o mais fino
– Renova as células do sangue gradativamente
– Limpa o sangue, minimizando infartes/derrames, contribuindo para regular taxas de glicose/colesterol.
No organismo como um todo:
– Fortalece o Sistema Imunológico
– Tem ação antiinflamatória.
– Reduz a dor causada por inflamações.
– Controla o peso
– Bom para o tratamento de artrites e artroses
– Acelera a convalescença após doenças esgotantes e cirurgias
– Auxilia a absorção de cálcio evitando a osteoporose
– Retarda o envelhecimento
– Acelera o processo de cicatrização devido sua alta taxa de vitamina K
– Acelera a recuperação de contusões e queimaduras
– Particularmente útil nos casos de cirurgias, peelings, úlceras da pele, acne infantil
– Combate envelhecimento precoce
– Ativa a memória
– Ajuda a formação óssea
– Tonifica a musculatura e enrijece a pele
– Ajuda a fortalecer a visão
– Previne câncer e Alzheimer
– Cura ulceração dos tecidos
– Melhora a disposição, pois ajuda a repor a energia. Ajuda a afastar a fadiga, indicado para quem vive cansado
– Regula a menstruação
– Elimina odores do corpo
– Limpa dentes, gengivas. Excelente gargarejo após pós-operatórios bucais.
– Melhora inflamação das amídalas
– Na dieta da mulher grávida e no aleitamento, fornece vitaminas e minerais importantes
– Tem capacidade de desodorizar o organismo, reduzindo o mau hálito, chulé, suor e outros odores orgânicos por reduzir a putrefação causada por bactérias. Diminuindo a necessidade de desodorantes.
– Melhora a drenagem nasal e expectoração do catarro. Reduz o corrimento nasal.
– Em doenças mais graves como a Aids, a clorofila atua diretamente no sistema imunológico, aumentando o número de anticorpos do organismo e evita a oxidação (“envelhecimento”) das células. Já em pacientes em tratamento de quimioterapia, os aminoácidos presentes na substância também ajudam no processo de regeneração das células atingidas pela doença.

Indicações Medicinais
Suco de Alfafa: Indicado para pessoas em estado de estresse, depauperadas ou em grande atividade física ou mental. Utilizado na convalescença e na complementação alimentar como uma grande fonte de energia, tem ação desintoxicante e depurativa, fortalece o sistema circulatório e o músculo cardíaco, ajuda a eliminar radicais livres, auxilia no tratamento da hipertensão arterial, previne anemias, regulariza a função intestinal, combate o mau hálito e protege a célula hepática.
Suco de Dente de Leão: Exerce grande atividade no fígado, vesícula biliar e nos rins. Com seus sais nutritivos naturais, purifica o sangue neutralizando todos os ácidos. É indicado no tratamento auxiliar de eczemas, dispepsias, diabetes, constipação crônica, distúrbios e hemorragias menstruais, cálculos vesicais e melhora do apetite dos convalescentes. Muito boa indicação para casos de gota e artrite.
Suco de Couve: É remineralizante forte, laxante, vermífugo, tenífugo, estimulante do apetite, tônico para crianças em crescimento. É indicado nos casos de úlceras gástricas e duodenais, asmas e bronquites, disenterias, problemas hepáticos, cálculos renais, hemorróidas, colite ulcerativa, menstruação difícil ou dolorosa, bócio exoftálmico e anemia.
Suco de Salsa: Por suas propriedades medicinais, é utilizado como estimulante, diurético, anti-séptico peitoral. É também indicado para regularizar a menstruação, para hidropisia, reumatismo, cálculos renais e problemas gástricos.
Preparo e utilização de sucos verdes: Uma xícara de folhas socadas para 500ml de água, mais o suco de fruta. Coe e beba na hora, na parte da manhã. Dê preferência aos sucos fresquinhos, feitos na hora. Tempo: 10 minutos. Utilize os sucos verdes na papa do bebê, misture à massa do pão, ao caldo do feijão ou sopas, no preparo de panquecas, bolinhos, massas e outros pratos.
Variações: É importante que você varie diariamente os tipos de vegetais e frutas. Para que não se torne enjoativo. Folhas como as de abóbora e batata doce também dão excelentes sucos.
Substituições: suco de uva, de cenoura, de morango, água de coco.
Suco de clorofila:
– suco de 1 limão
– 1 folha de couve com talo
– 1 maçã com casca
– 3 ramos de hortelã
– 100 ml de água mineral (não clorada)
Bata tudo no liquidificador, adoce com mel. Se preferir gelado, adicione pedras de gelo.
Suco de clorofila com laranja
– folhas de couve
– folhas de agrião com talos
– ramo de erva doce
– ramos de hortelã
– brotos de alfafa
– ½ cenoura ralada
– ½ maçã com casca
– 2 copos de suco de laranja
Bata tudo no liquidificador, adoce com mel. Se preferir gelado, adicione pedras de gelo.
Suco de clorofila com aveia
– ½ xícara de chá de aveia
– cenoura média
– ¼ de pepino
– 2 maçãs
– folhas de couve
– um punhado de salsinha
Bata tudo no liquidificador, adoce com mel. Se preferir gelado, adicione pedras de gelo.
Suco de clorofila com brotos
– folhas verdes
– uma porção de brotos (girassol, alfafa, trevo, etc.)
– suco de 2 limões
Bata tudo no liquidificador, adoce com mel. Se preferir gelado, adicione pedras de gelo.
________________________________________
Mamão, um tesouro ao seu alcance

O mamão (Carica papaya), originário da América Tropical, é uma das melhores frutas do mundo, tanto pelo seu valor nutritivo, como pelo poder medicinal. Cada parte desta planta é preciosa, a começar pelo tronco! De sua parte interna, retira-se uma polpa que – depois de ralada e seca – semelha-se ao coco ralado. É rica em propriedades nutritivas e aproveitada em alguns lugares no preparo de deliciosas rapaduras.

O cozimento das raízes dá um tônico para os nervos, e é também remédio para as hemorragias renais.

As folhas do mamoeiro, após secas à sombra, têm aplicação no preparo de agradável chá digestivo que pode ser dado livremente às crianças, pois não contém cafeína.

O suco leitoso extraído das folhas é o vermífugo mais enérgico que se conhece. Usa-se diluído em água. Ainda é digestivo e cura feridas. Em diversos lugares, a medicina popular o utiliza para tratar eczemas, verrugas e úlceras.

Os índios preparam a carne envolvendo-a com folhas de mamoeiro por algumas horas antes de levá-la ao fogo. Este processo amacia a carne.

Com as flores do mamoeiro macho prepara-se um maravilhoso xarope que combate a rouquidão, tosse, bronquite, gripe e indisposições gástricas causadas por resfriados.

Coloca-se um punhado de flores, com um pouco de mel em vasilha resistente ao calor, mas que não seja de alumínio. Acrescenta-se um copo de água fervendo, tapando-se bem. Depois de esfriar, toma-se às colheradas, de hora em hora.

Com o fruto verde faz-se um doce maravilhoso. Pode-se também prepará-lo ensopado ou ao molho branco. É uma iguaria!

O mamão maduro: é altamente digestivo (cada grama de papaína – fermento solúvel contido no fruto digere 200g de proteína); tem mais vitamina C que a laranja e o limão; contribui para o equilíbrio ácido-alcalino do organismo; é diurético, emoliente, laxante e refrescante; cura prisão de ventre crônica comido em jejum, pela manhã, faz bem ao estômago é eficaz contra a diabete, asma e icterícia; bom depurativo do sangue; não pode faltar na alimentação da criança, pois favorece o seu crescimento.

Depois de comer-se o mamão, esfrega-se a parte interna da casca sobre a pele para tirar manchas, suavizar a pele áspera e eliminar rugas.

Mastigar de 10 a 15 sementes frescas elimina vermes intestinais, regenera o fígado e limpa o estômago. Comidas em quantidade, são eficazes contra câncer e tuberculose.

Faltava dizer que qualquer uso que se faça de qualquer parte desta planta, traz consigo uma ação vermífuga poderosa, o que bastaria para destacar sua importância.

Melhor que consumir frutos do supermercado (colhidos verdes e amadurecidos à força no carbureto), é colhê-los já maduros no pé, no próprio quintal pois além disso serão livres de agrotóxicos. Num espaço bem apertado cabem vários mamoeiros. Eles gostam de terra boa, bem adubada. Por exemplo, com lixo de cozinha ou com uma “Boca da Terra”. O consumo do mamão é recomendado pelos nutricionistas por se constituir em um alimento rico em licopeno (média de 3,39 mg em 100 gr), vitamina C e minerais importantes para o organismo. Quanto mais maduro, a maior a concentração desses nutrientes

________________________________________
ABACATE – A Manteiga mais saudável da natureza

O abacate, fruta riquíssima em gorduras saudáveis, as monoinsaturadas, é uma manteiga vegetal e natural indicada para todas as pessoas que desejam ser saudáveis, que estão acima do peso, com históricos de doenças cardiovasculares ou diabéticos. A gordura monoinsaturada, consumida com moderação, é uma excelente rota energética alternativa. Ou seja, quando o organismo não tem glicose para gerar energia, a gordura monoinsaturada é uma opção interessante para manter a energia basal, já que esta rota alternativa não precisa de insulina para acontecer.

Por ser um alimento de origem vegetal, a manteiga de abacate é 100% isenta de colesterol, é riquíssima em água (cerca de 70%) e fibras. Já a manteiga, por de origem animal, contém colesterol, gorduras saturadas (más para a saúde cardiovascular), é isenta de fibras e baixo teor de água, tornando seu poder calórico mais concentrado.

Sugestões de receitas (já que cada um pode criar de acordo com o seu gosto e os ingredientes da estação).
O ideal é consumir 2 colheres (sopa) no máximo por refeição ou lanche.

Manteiga de abacate
1/2 abacate médio maduro + missô a gosto + salsinha bem picadinha a gosto.
Por não ter conservantes, prepare na hora de servir. Passe o abacate + o missô por uma peneira fina para obter uma textura bem macia e cremosa. Acrescente a salsinha e sirva sobre o pão, torradas ou bolachas.
Opções: sal marinho ou molho shoyu no lugar do missô. Outras ervas frescas no lugar da salsinha e raspas de gengibre ou casca de limão. Uma cc de sementes de gergelim ou trigo germinadas irão conferir mais crocância.

Manteiga de abacate versão doce
1/2 abacate médio maduro + 1 CS rasa de cacau em pó + gotas e raspas de limão ou baunilha + pitada de canela em pó + 1 CS de mel.
As sementes germinadas também ficam bem nesta receita. Outra opção para adoçar é usar uva passa ou ameixa seca picada. Se for preparar uma quantidade maior, pode-se bater tudo no liquidificador pois a textura ficará ainda mais cremosa.

Requeijão de abacate
1 abacate médio maduro + 1 CS de semente de linhaça deixada de molho em 6 CS de água por 4 horas (é a linhaça quem dará a textura de requeijão) + molho shoyu a gosto + 1 dente de alho ou 1 CS de cebolinha picada. Bata tudo no liquidificador e acerte o sal a gosto.

Baseado em dicas de Conceição Trucom (algumas adaptações).