prem-baba

SRI PREM BABA

Sri Prem Baba nasceu em 1965 em uma família simples na cidade de São Paulo, no Brasil. Foi batizado Janderson Fernandes de Oliveira e cresceu ao redor de pessoas com diferentes crenças, o que chamou sua atenção para a essência comum que havia em cada expressão da fé e para a necessidade de comunhão entre todos os seres. Desde menino tinha experiências profundas que o instigavam, mas para as quais não achava explicações. Na adolescência começou a praticar yoga, artes marciais e meditação e um dia escutou uma voz interior que o instruía a ir para a cidade de Rishikeshi, na Índia, quando completasse 33 anos.

Vida adulta

Já adulto, levava uma vida normal até que teve uma visão de si próprio como um velho muito rico, mas infeliz. A partir de então, passou a entrar em contato com terapias alternativas e diversas religiões: ingressou na escola Gnóstica do mestre Samael Aum Weor, onde foi treinado na arte da concentração e da meditação, em psicologia gnóstica, ocultismo, tantrismo e elementoterapia (cura através dos elementos da natureza); Formou-se em medicina tradicional chinesa, psicologia e naturopatia; Trabalhou com terapias de vidas passadas no IPA (Instituto de Pesquisa de Fenômenos Parapsicológicos); Foi introduzido ao Xamanismo oriundo da floresta amazônica brasileira e se aprofundou no método de psicologia transpessoal chamado Pathwork, de Eva Pierrakos. Buscou autoconhecimento através das terapias dos Buddhas, do Mestre indiano Osho e acabou se tornando um facilitador desse trabalho.
Em seguida, fundou o Corpo e Consciência – Centro de Terapias e Meditação – onde clinicou por muitos anos e ofereceu cursos para centenas de pessoas, e o Caminho do Coração, um método de autoconhecimento que ensina pessoas a transformar e a ultrapassar padrões psicológicos negativos por meio da autorresponsabilidade.
Apesar da carreira próspera e dos muitos seguidores que já tinha nessa época, sentia uma angústia causada pela consciência de estar transmitindo um conhecimento emprestado. Acreditava ser um cego guiando outros cegos. Estava para se casar e prestes a completar 33 anos quando, em uma meditação, viu um velho de longas barbas brancas, nos Himalayas, que dizia: “Ao fazer 33 anos, venha para a Índia, para Rishikeshi.” Imediatamente ele se recordou da mensagem que havia escutado quando era adolescente.

Decidiu passar a lua-de-mel com sua mulher na Índia e, ao chegar no destino mencionado na visão, reconheceu o velho de suas visões: Sri Hans Raj Maharaj ji, que se tornou seu mestre espiritual e o guiou para que também pudesse se tornar um mestre. Durante esse processo, que levou alguns anos, teve uma filha, que o acompanha em muitas das viagens que faz pelo mundo, e separou-se de sua mulher, passando a dedicar sua vida integralmente ao despertar da consciência amorosa na humanidade.

Mestre espiritual e Líder humanitário

Hoje o seu propósito está voltado a estabelecer pontes entre o ocidente e o oriente, entre a ciência e a espiritualidade, unindo saberes com a intenção de elevar valores humanos, espirituais e sociais. O trabalho que desenvolve tem alcance global e há centros representativos de sua missão na Índia; nos Estados Unidos: nas cidades de Maui, Boulder e São Francisco; em diversos países da Europa e também em Israel, na Argentina e em vários estados do Brasil. Ao longo do ano, Sri Prem Baba passa temporadas mais longas na Índia, entre janeiro e abril, na cidade de Rishikeshi, onde fica o Sachcha Dham Ashram, tradicional centro de práticas espirituais da linhagem a que pertence, e no Brasil, nos meses de setembro e outubro, na cidade de Alto Paraíso.

Em 2013, criou o movimento Awaken Love, com o intuito de acordar na humanidade a lembrança de seis valores que considera essenciais: honestidade, autorresponsabilidade, dedicação, gentileza, serviço e beleza. O movimento tem o objetivo de unir forças, por meio de parcerias com pessoas e governos, através de projetos e iniciativas, para criar uma nova cultura global, onde os valores espirituais estão em primeiro lugar. Com ele nasceu também, o Instituto Awaken Love Action, uma organização não governamental sem fins lucrativos que trabalha para ressignificar as relações humanas, a fim de que sejam orientadas para a cultura de paz e a propagação da prosperidade.

Atualmente Sri Prem Baba também tem se dedicado a projetos sociais e se encontrado com lideranças políticas e sociais para articular estratégias de melhorias na educação, na preservação do meio ambiente e no sistema prisional.

Além disso, tem se empenhado em conscientizar as pessoas sobre o cultivo do silêncio, como forma de ampliar a consciência e criar as bases para a construção de um mundo melhor.

http://www.sriprembaba.org/