A primeira pena

Sul do Chile – Julho de 1967
“Decisão: a Primeira Pena”
(Extrato do livro Manquelipe)

– Bem avó, quais são as oito Penas ou passos para aprender a sobreviver?

– A Decisão é a primeira pena, a segunda é a Projeção, a terceira é a
Organização, a quarta é o Trabalho…

– E assim seguiu até dar-me os 8 passos secretos da Arte.

Anotei com letra maiúscula cada conceito. Agora tinha o grande segredo. Cada passo estava bem anotado e tinha a intenção de chegar até o fundo neste assunto.

– Fale-me dos últimos passos avó… Os primeiros estão bem claros para mim.

– A primeira Pena que deve fazer crescer em suas asas de Condor é a Decisão – repetiu ela sem alterar-se.

– A Decisão? isso é simples! Explica-me os passos seguintes – indiquei.

– A Decisão é um passo que poucos sabem dar.

– Este é um Passo que poucos sabem dar? Decidir-se é algo simples, não? – comentei olhando minha caneta sem saber se anotava ou não.

– Para a maioria, não é tão simples meu neto Manquelipe… Esta Decisão à que me refiro, deve ser definitiva. Decidir aprender a sobreviver em qualquer circunstância e Liberar-se para sempre das diferentes Classes de Pobreza… Sejam doces ou amargas, não é tão simples para os viciados à Mediocridade.

– Viciados à Mediocridade?

– Decidir-se Aprender no Caminho do verdadeiro Crescimento Pessoal e chegar às estrelas.

– Entendo.

– Tornar esta Decisão de eliminar toda a pobreza interna e externa pode demorar várias vidas, mas quando se faz, já não há volta, somente deve avançar até o últmo passo sem parar…

– Sem parar nem descansar?

– Recorde a advertência Manquelipe: A partir desse momento, dever avançar sem parar nem olhar para tráz por nada nesse mundo! – insistiu nisto, assegurando-se de que eu compreendesse bem.

– Tomada a Decisão, devo avançar sem olhar pra tráz? Isso é muito simples! Explica-me os passos seguintes avó! – disse com impaciência.

– Eu havia esperado algo mais interessante, já que o primeiro desses famosos “passos” não me impressionou em nada, contudo, ela sem alterar-se, seguiu falando do Primeiro Passo.

– A Decisão deve ser definitiva. A Decisão de Aprender a sobreviver para escapar de qualquer prisão pessoal, familiar, profissional ou social e cortar suas correntes ou amarras seja Doce ou Amarga, serão sempre o Primeiro dos Passos e o mais importante, me escutou?

– Já sei… avó. Agora me fale… dos demais… passos!… – soube por seu olhar que reprovaria minha impaciência, e suspirando profundo modifiquei minha pergunta: – Está bem, diga-me tudo que quiser do Primeiro Passo.

– Decisão é a determinação definitiva e cortante. É mais que desejar ou querer algo e mais que o sonhar vago dos iludidos, à cerca dos problemas menores como as dificuldades naturais da vida, apertos econômicos temporais e pequenos karmas.

– Eu sei… É mais que um sonhar vago.

– Decisão é mais do que ter um boa intenção. Decisão significa tomar a Determinação inquebrantável de mudar e Renunciar para sempre à vida que tem levado. Comprometendo-se a triunfar nas metas propostas custe o que custar em Tempo, Esforças e Sacrifícios.

– Determinação inquebrantável de mudar – anotei. Renunciar para sempre à vida que tenho levado… E o Compromisso de triunfar custe o que custar.

A Determinação de Aprender a sobreviver é algo maior que decidir ser rico. É tomar a Decisão de Aprender a sobreviver em tempos fáceis ou difíceis e baixo qualquer circunstância até chegar a ser Próspero, Feliz, Consciente e Livre.

– Aprender a sobreviver até ser Próspero, Feliz, Consciente e Livre – anotei. Depois acrescentei um pouco preocupado – e o que significa renunciar à Vida que tenho levado?

– Isto significa Renunciar ao passado e abraçar um nova vida… Deixar de estar adormecido com um Treinamento sério, que o Desperte de uma vez, que desperte seus poderes pessoais adormecidos. Requer-se Abondonar qualquer risco de miséria, de pobreza moral, mental e espiritual na que tem vivido, sair da inconciência.

– A inconsciência produz tudo isto?

– Sim, porque existem Decisões falsas e autênticas e esta dever ser totalmente autêntica. A Decisão Autêntica nasce quando está totalmente cansado de seu passado, de limitações pessoais, familiares, profissionais e sociais… Sejam estas limitações doces ou amargas: sejam corporais, financeiras, emocionais, mentais ou espirituais. Então, Renunciar à vida que tem levado e abraçar a Nova Vida é mais fácil. A Decisão Autêntica nasce e não pode suportar um minuto mais o cansaço, a fadiga e o aborrecimento profundo que provocam suas limitações.

– Então eu estou nesse ponto! – assegurei.

– Esta Decisão Autêntica brota em forma natural quando a necessidade de escapar da inconsciência abarca todos os corpos e chacras, quando sente que seu corpo está prisioneiro, sua mente e coração se asfixiam e seu espírito não suporta mais e rebela-se; então sua Decisão é sincera, determinante e definitiva e conduzirá automaticamente aos seguintes passos. Somente se toma uma Decisão Autêntica quando um situação é asfixiante e sabe que, se não sair dali agora mesmo… Já não poderá escapar jamais!

– E o que fazer depois de tomar uma Decisão como esta?

– Tomada a Decisão de Liberar-se, deve Levantar-se e começar a correr, correr, Correr… O simples feito de caminhar como fazem todos não basta!

– Não basta caminhar como o fazem todos? E o que significa isso de que… devemos Correr?

– Que deve Correr com todo seu ser, sem parar nem olhar atrás nunca mais! Tomada a decisão de aprender a sobreviver e liberar-se do que seja, deve Correr por sua liberdade sem saltar nenhum dos sete passos seguintes, até chegar ao último! Não esqueça Manquelipe, Correr até chegar ao último, sem deter-se por nada nem por ninguém! – enfatizou novamente. Não se oferece a ninguém a oportunidade de liberar-se todos os dias! Esse instante de cansaço e fadiga é algo esperado por milênios.

– Por milênios?

– A energia acumulada que se transforma em Desejo Ardente, produz a “faisca da Decisão” que acende a Chama da Visão e da Liberação. A grande Energia que adormecia se desperta em si e nascem os novos Poderes e as Habilidades que se transformam em um Novo Ser, mas tem somente um Tempo justo para que esta chama da Decisão se converta em um grande fogo para criar sua Nova Vida, um Mundo Novo e atrair tudo o que necessite, queira, ame e mereça.

– Existe um tempo justo?

– Mas seu Tempo passa, queima os dedos ao segurar o fósforo sem acender jamais a Fogueira que o Desperta e Libera; que Desperta suas Habilidades Adormecidas, como por exemplo; ser próspero, feliz, consciente e livre…

– O que que dizer: que me dou mal se meu Tempo passa e não desperto meus Poderes e Habilidades Adormecidas?

– Por isso deve acender uma fogueira grande e intensa com sua Decisão, acender a paixão por lutar. O Fogo da Paixão pela Nova Vida é o único Poder para queimar os laços que o atam a qualquer carência, rejeição ou apego, a qualquer passado, seja amargo ou miserável… Ou doce, cômodo e confortável. Decida, Projete, Organize e Trabalhe até Despertar e Liberar-se…

(Extrato do Livro “Manquelipe”)